Auxílio Brasil: como fazer o cadastro?

Confira como efetuar o cadastro no Auxílio Brasil para receber o seu benefício de R$ 600

O Bolsa Família deu lugar ao Auxílio Brasil, programa do Governo criado em novembro de 2021. De acordo com a Caixa Econômica Federal, o benefício atende mais de 20 milhões de famílias brasileiras. Atualmente, o valor mínimo mensal do programa é de R$ 600.

O cadastro do Auxílio Brasil só acontece por meio do Cadastro Único, conhecido como CadÚnico. Esse sistema reúne informações sobre as famílias de baixa renda, entregando assim às autoridades competentes os brasileiros alvo de programas sociais.

Como fazer o cadastro do Auxílio Brasil?

A inscrição deve ser realizada no CRAS mais próximo da sua casa pelo responsável, que deve ter idade mínima de 16 anos. É possível fazer o pré-cadastro através da internet. Para isso, basta o responsável fazer o download do aplicativo.

Após isso, o integrante precisa procurar uma unidade do CRAS no prazo de 120 dias para validar o cadastro. Por lá, a atendente irá solicitar a apresentação de alguns documentos. São eles:

  • CPF;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Identidade – RG;
  • Certidão de Casamento;
  • Carteira de Trabalho;
  • Título de Eleitor.

No caso de ser uma pessoa indígena, o atendente irá solicitar o RANI (Registro Administrativo de Nascimento Indígena). Feito a entrega dos documentos pessoais, agora o responsável será entrevistado por um profissional do Cadastro Único.

Fique atento a esse processo, pois o entrevistador social costuma fazer perguntas sobre grau de escolaridade dos integrantes, composição da família e as características do domicílio. Tenha as informações atualizadas e forneça dados verídicos.

É preciso manter os dados atualizados, a atualização deve ser feita pelo responsável familiar no CRAS ou no posto do CadÚnico, caso contrário, o indivíduo receberá notificações do Governo Federal. Contudo, fique alerta, pois o órgão notifica por meio de cartas, extratos ou telefonemas.

Como consultar o CadÚnico?

Há duas maneiras para consultar o CadÚnico: pela internet ou por telefone. Pela primeira opção, basta acessar o site ou aplicativo ‘’Meu CadÚnico’’, disponível tanto para Android como para iOS. Através do endereço eletrônico ou pelo aplicativo é possível ter acesso aos dados sobre a família, o número de identificação e até emitir o comprovante do Cadastro Único.

Na segunda opção, o número de contato é o 0800 707 2003. Vale citar que o horário de atendimento é das 07h às 19h. Nos finais de semana e feriados, o número fica ativo das 10h às 16h. Lembrando que a ligação é gratuita.

Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.