Como obter acesso ouro no portal do Governo Federal?


Saiba aqui como conseguir acesso ouro no portal do Governo Federal.

Desde o mês de fevereiro se tornou necessário contar com um nível de segurança mais alto, podendo ser prata ou ouro, para que os usuários pudessem acessar as contas do Gov.br relativas ao portal de serviços digitais do Governo Federal. Este acesso garante a utilização dos serviços digitais que são oferecidos pela Receita Federal. As contas que contavam com nível bronze agora não poderão mais acessar o portal e-CAC, sendo assim, será necessário que os usuários que contem com esta classificação busquem pela alteração do status da mesma.


Um detalhe a se destacar é que esta alteração faz parte de um processo que destaca a respeito das melhorias quanto ao acesso dos serviços digitais da Receita Federal. O objetivo é trazer mais segurança para assunto e informações que possam ser delicadas e sensíveis. Por isso, agora é necessário que se tenha uma classificação prata ou ouro para poder acessar o portal em questão, pois esta segurança garantirá mais tranquilidade para os acessos. Antes isso era somente possível diante de um certificado digital. O processo todo será feito de forma gradual e as novidades serão divulgadas à medida que forem acontecendo.


Um ponto ressaltado pela Receita Federal diante desta mudança é que pessoas físicas que também declaram o imposto de renda e empresas que adotam o Simples Nacional poderão acessar o portal e-CAC usando o código de acesso deste. Neste caso será feito o uso de uma conta exclusiva do e-CAC.


Com esta novidade, muitas pessoas ainda se encontram em dúvida a respeito do que os níveis das contas podem representar e o acesso que estes irão permitir de agora em diante devido as mudanças que foram estabelecidas. A conta Gov.br, vale destacar é segura e é gratuita e está totalmente disponível para qualquer cidadão brasileiro que desejar. Agora, neste momento ela conta com três níveis de segurança distintos: bronze, prata e ouro.


O primeiro garante o acesso a serviços digitais menos sensíveis. O segundo fornece acesso a vários serviços digitais e por fim, o ouro garante acessos a serviços digitais sem restrição alguma, que é encontrada nos outros dois tipos. Outro ponto é que as contas que foram cadastradas de forma exclusiva contando com CPF e INSS são consideradas como bronze. As que foram feitas de forma presencial nas unidades do INSS ou então do Detran também levarão agora este título. Já as contas que foram validadas através da biometria facial ou então da carteira de motorista, dados bancários e cadastro do SIGEPE, estas são agora nível prata de segurança. Por fim, as que foram validadas com a biometria facial da Justiça Eleitoral ou então com o certificado digital que é compatível com ICP-Brasil, estas são nível ouro.

Diante destas mudanças, as pessoas que desejam ter os devidos acessos que são garantidos pela conta ouro, visto que esta não possui nenhum nível de restrição, podem realizar um procedimento muito simples que fará com que a conta seja alterada quanto a este nível de segurança.

Para realizar o procedimento de troca de nível de prata ou ouro é muito simples, e a seguir você pode conferir todos os detalhes a respeito desta mudança. Veja como é feito:

– Acesse o aplicativo do gov.br e em seguida acesse a área Dados, a seção em questão contará com os seus dados pessoais e outras informações que o identificam, como o nível atual da sua conta.

– Ainda na seção Dados, clique na área Aumentar nível da conta.

– Em seguida, ao solicitar esta alteração para o nível da conta em sua página constará os detalhes como requisitos para tal e também as vantagens que cada um dos níveis pode oferecer. Basta confirmar o processo ao final.


Nayara Silva Guimarães


Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.