Qual é a chave mais segura para cadastro do PIX ?



Desde o começo do mês de outubro, o Banco Central iniciou o cadastramento de chaves PIX, um novo sistema criado pelo BC para agilizar transferências e dinamizar pagamentos. Especialistas, no entanto, alertam para os perigos de golpes relacionados ao novo sistema.

O Banco Central informou, na sexta-feira, dia 16, que já haviam sido cadastradas cerca de 40 milhões de chaves Pix no Brasil inteiro. O alto número de adesões ao sistema acende o alerta para a segurança do Pix. Por isso, a seguir apresentamos algumas considerações sobre a segurança das chaves Pix.



O Banco Central liberou quatro opções de chaves para serem cadastradas: seu CPF, seu e-mail, seu número de telefone celular ou uma chave aleatória.

Fábio Assolini, especialista em segurança da Kaspersky no Brasil, afirma que, embora seja possível escolher entre o CPF, número de celular e e-mail, o dado mais confiável para se cadastrar como chave Pix é o CPF. Segundo Assolini, o CPF é o mais seguro porque ele não mudará ao longo da sua vida, por isso o especialista considera como a chave mais segura.



E-mail e número de telefone celular, por sua vez, podem ser trocados ou você pode perde-los, em consequência de um ataque cibernético, por exemplo.

O especialista lembrou também que, embora as chaves tenham sido criadas com o objetivo de receber dinheiro, os golpistas atualmente têm atuado na tentativa de roubar os dados pessoas e também os bancários dos usuários, e utilizar esses dados quando forem realizar fraudes futuramente, no momento em que o sistema já estiver em funcionamento.

Assolini esclarece que as chaves mais problemáticas para o cadastro seriam o número de telefone celular e o e-mail, uma vez que já são conhecidos os golpes nos quais pessoas mal intencionadas conseguem desativar o número de um celular para ativá-lo em outro aparelho, o que é bastante preocupante.

Leia também:  Implantação do Cadastro Único nacional digital

Embora alerte para as fraudes que poderão acontecer em função do cadastramento das chaves Pix, Assolini também recomenda que os usuários, ainda que não tenham o interesse em usar o serviço imediatamente, façam o cadastro das chaves Pix, pois assim será possível descobrir se alguma instituição financeira cadastrou algum de seus dados sem você ter autorizado.

Além disso, será possível também impedir que outras pessoas, possíveis fraudadores realizem o cadastro das suas chaves, uma vez que o sistema ainda está em funcionamento. A previsão do Banco Central é que o Pix comece a funcionar no mês de novembro.

Banco Central vai punir cadastramentos que ocorrerem de forma indevida

Desde que foram liberados os cadastros das chaves Pix, diversos usuários relataram que as instituições financeiras cadastraram as suas chaves sem autorização do cliente, ou mesmo sem a solicitação deste. Diante desta situação, o Banco Central informou que realizou a abertura de processos formais para fiscalizar os cadastros, bem como identificar e punir os possíveis infratores. Segundo o Banco Central, o BC monitora e faz a supervisão de todo o processo de cadastramento das chaves Pix.

Além disso, diversos processos formais já foram instaurados a fim de fiscalizar os participantes do novo sistema e, uma vez detectadas irregularidades, inclusive o cadastramento de chaves Pix sem a solicitação e/ou autorização dos usuários, a autoridade monetária identificará e punirá aqueles que realizarem fraudes.

O Banco Central não informou maiores detalhes acerca de como ocorrerá o processo de fiscalização, no entanto, já são muitas as informações de fraudes. A empresa Kaspersky informou que somente no primeiro dia de cadastro das chaves Pix, cerca de 30 sites falsos foram criados com o intuito de se associar ao Pix.

Leia também:  Cadastro do Bolsa Família vai até 31 de outubro

É importante ficar atento, pois muitos desses sites simulam a aparência dos sites de bancos brasileiros. Sempre confira o endereço dos sites que você acessa e, na dúvida, não informe os seus dados. O mesmo cuidado deve ser tomado com os e-mails enviados que solicitam dados.

O cadastramento das chaves Pix é uma escolha do usuário, então caso você receba algum e-mail solicitando que realize o cadastro, desconfie.

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *