Divórcio online – como fazer



Aprenda como funciona o pedido de divórcio online

A vida moderna trouxe uma série de mudanças drásticas nos hábitos, valores e sentidos de vida. Casamentos desfeitos são uma realidade muito mais comum hoje do que antigamente. No sentido de tornar o processo menos tumultuado e mais amigável surgiu o sistema de divórcio online.

Assim: como fazer divórcio online?

Neste artigo serão passados alguns procedimentos para na busca por este tipo de serviço, cuja procura aumentou durante a pandemia.



Ao longo do período do isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19, houve vertiginoso aumento pelo serviço de divórcio online, cujas causas podem ter origem em variadas situações.

A intensificação do convívio familiar tornou-se negativa nesse momento de tensão social, essa mudança pode ser consequência nessa reunião força de pessoas dentro do lar. O que antes parecia um mar de rosas mudou de figura. Pessoas que decidiram juntar as coisas para iniciar uma vida juntos, começaram a descobrir muitas incompatibilidades e decidiram pela separação. Falando em outros termos, a pandemia serviu para testar os casais, literalmente.



Estatísticas registradas pelo Google, nos últimos 90 dias, apresentaram resultados impressionantes da busca pelo “divórcio online” em todo o território brasileiro. Esta estatística de separações online atingiu seu topo no mês de julho. Entretanto, essa busca voltou a encontrar pico no mês de agosto. Outros dados indicam que a procura apenas pelo “divórcio” de fato aumentou até 40% com relação ao período do mês de maio.

Qual seria a explicação do crescimento da busca pelo serviço de divórcio online?

De acordo com alguns especialistas no tema, o foco do problema está na intensificação do convívio doméstico, entre os casais, sobretudo os casais mais novos. A mudança de hábito forçada certamente pré-dispôs as pessoas ao atrito, dado que esse convívio não foi decisão das pessoas, mas, basicamente, imposta pelo Estado. Assim, muitos casais perceberam que não têm estrutura para a relação a dois por tempo integral, interesses conflitantes. As pessoas começaram a se conhecer melhor e isso pode gerar desentendimentos, afastamentos. Advogados e psicólogos explicam essa situação a partir de uma série de fatores.

Outra fonte desse problema, que atinge particularmente as mulheres, está ligado à rotina sobrecarregada, na qual muitas delas estão trabalhando em Home Office, além das tarefas domésticas, cuidando dos filhos e sem contar com a ajuda dos esposos.

Portanto, sobretudo com relação às mulheres, a jornada de atividades triplicou nesse período, gerando muito estresse, considerando que ainda existe certo desequilíbrio na divisão de tarefas entre os casais.

A separação é direito de todos, portanto, abaixo, segue um esquema simplificado de como solicitar a entrada no divórcio online:

Todos os casais interessados no serviço de separação deverão, em primeiro lugar, dirigir-se a um cartório credenciado como Autoridade Notarial, para fazer a solicitação do chamado “certificado e-notariado”. As partes deverão portar RG e mais comprovante de residência no sentido de efetuar a identificação e a conferência de todos os documentos necessários no processo.

A fase seguinte exige que o casal solicite, de modo gratuito, a emissão deste certificado digital de pedido de divórcio, que pode ser acessado a partir do seguinte link: https://www.e-notariado.org.br/customer/service-providers.

É muito importante observar que todo o procedimento seja respeitado por ambas as partes, evitando qualquer atrito entre si, durante a consecução do ato. É necessária muito sensatez e calma entre os casais que pedem esse serviço.

Portanto, é muito importante que cada um dos integrantes do casal esteja com suas pendências efetivamente resolvidas na Justiça, no tocante à alimentação, pensão e guarda dos filhos, entre outras necessidades.

Assim que estiverem com a certidão e-notariado em mãos, será necessário acessar o seguinte link, https://www.e-notariado.org.br/customer. O passo seguinte será efetuar o login por meio da credencial e abrir a página do processo de divórcio ou de separação, que deverá ser acompanhado por, pelos menos, um advogado como mediador.

O processo de divórcio online, na prática, funciona bem, porém, precisa passar por regularização de alguns mecanismos, que foram rigorosamente estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça. O método é seguro e veio para ficar, dado que via online tudo é facilitado, acabando com a burocracia no meio.

Divórcio

Leia também:  Dicas para se inscrever no Cadastro Único
Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *